quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Carolina 13, Seattle 10

Em geral, foi um jogo medíocre por parte de ambos os times, e muito, muito chato de assistir. Os Seahawks perderam porque o ataque dos Panthers foi um pouco menos incompetente que o nosso (os primeiros pontos do jogo só saíram no quarto quarto!), e a defesa deles foi um pouco melhor que a nossa. Elemento que dificultou o jogo foi o vento, que chegou a 18 mph.

Matt Moore, o quarto QB usado pelos Panthers no ano, supreendeu, mas também não foi nada demais. A linha defensiva de Carolina neutralizou nossa o-line, e nossa defesa não foi nem sombra do que vinha jogando. Como disse antes, essa derrota, apesar de decepcionante, não apaga as qualidades demonstradas antes por Seattle, mas coloca ênfase nos graves erros nítidos desde o início da temporada: a natureza bipolar desse time (incapaz de manter uma constância em sua atuação), o jogo corrido ineficiente, uma linha ofensiva frágil, e, principalmente, a total incompetência na conversão de terceiras descidas para poucas jardas.

Dos problemas citados, o que mais me preocupa é a dificuldade em converter terceiras descidas, algo básico para vencer na NFL. Contra os Panthers essa dificuldade ficou evidente (convertemos apenas 3 de 12 tentativas), mas isso pôde ser percebido em vários outros jogos na temporada. Quanto ao jogo corrido, é possível vencer na NFL confiando apenas no passe (os Patriots demonstram isso toda semana). Entretanto, passar a bola ficará cada vez mais difícil em razão das condições climáticas dos EUA em dezembro/janeiro: neve, vento e chuva. Defensivamente, Seattle perdeu mais um jogo em que não conseguiu nenhum sack, o quarto no ano. Abaixo, avaliação de cada setor:

Ataque

QB - Nota 5: Hasselbeck completou 27 de 41 passes, para 274 jardas e 1 TD, tendo seu trabalho dificultado pelo vento forte e pela incapacidade da linha ofensiva em conter o pass rush adversário. Não foi uma boa atuação, Matt é o líder e principal jogador desse time, e se quisermos vencer jogos difíceis ele precisa superar as condições climáticas e sua o-line ruim, algo que não mudará durante os playoffs.

RB - Nota 3: pouco utilizado (apenas 11 carries divididos entre Morris e Alexander), o jogo corrido conseguiu apenas 17 jardas líquidas (ou seja, em várias situações perdeu jardas), marca ridícula! O jogo corrido no FA é 50% talento do RB e 50% bloqueio da o-line e no momento não temos nenhum dos dois! O FB Leonard Weaver, que vinha jogando bem, dropou vários passes fáceis, matando alguns dos poucos drives bons dos Seahawks.

WR - Nota 6: fizeram o que puderam, mas mostraram a mesma apatia do resto do time. Único destaque para Deion Branch, que recebeu para 79 jardas e 1 TD, conseguido apenas, literalmente, no último segundo do jogo.

Linha ofensiva - Nota 2: talvez o único setor constante do time, constantemente ruim! Incapazes de abrir espaço para o jogo corrido, não seguraram a defesa adversária, permitindo 3 sacks e muita pressão em Hasselbeck.

Defesa

Linha defensiva - Nota 5: nem sombra do que foram em jogos anteriores, não conseguiram um sack sequer, não forçaram nenhum turnover e permitiram mais de 100 jardas para os corredores dos Panthers.

Linebackers - Nota 5: não jogaram mal, mas também não foram decisivos e não pararam o jogo corrido.

Secundária - Nota 6: pararam Steve Smith, permitiram poucas jardas do QB adversário, mas deixaram um big play (passe para 54 jardas no primeiro quarto), algo preocupante, já que era um dos grandes problemas do time o ano passado, e que parecia resolvido.

Special Team - Nota 8: Josh Brown marcou na chance que teve. O novo long-snapper parece ter resolvido o problema. Retiro o que disse sobre Ryan Plackmeier, durante o "puntball" dos três primeiros quartos ele chutou muito bem, colocando várias na linha de 10 jardas. Nada demais nos retornos.

Highlights do jogo:

http://www.nfl.com/videos?videoId=09000d5d8052c6af

http://www.nfl.com/videos?videoId=09000d5d80523e43

Um comentário:

Unknown disse...

Jogo decepcionante!!
Jogo amarrado! E mais uma vez Alexander mostrando a múmia que é! Achava ele um dos mais raçudos da NFL, mas agora tá um dos mais medrosos! Parece que ele tem medo tem de cair no chão!