quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A História dos Seahawks: Os anos de Cinderela (1976-1979)

A primeira grande “vitória” dos Seahawks foi obtida antes mesmo do time entrar em campo. Em 26 de agosto de 1976, os Seahawks trocaram um pick de oitavo round com o Houston Oilers por Steve Largent. A primeira vitória da franquia veio em 17 de outubro quando venceram seu irmão de expansão, o Tampa Bay Buccaneers por 13-10 em Tampa Bay. Em 7 de novembro do mesmo ano, os Seahawks venceram o primeiro jogo em casa, por 30-13 sobre o Atlanta Falcons. Essas foram as únicas vitórias na temporada inaugural dos Seahawks, que terminaram 2-12. Entretanto, as boas performances de Jim Zorn e Steve Largent serviram de aviso do entretenimento que ainda estaria por vir.

Os Seahawks foram os anfitriões do Pro-Bowl de 1997 em seu estádio Kingdome, em 17 de janeiro de 1977, e um estádio lotado por 63.214 pessoas viu a AFC derrotar a NFC por 24-14. Foi a primeira vez que o Pro-Bowl conseguiu lotar um estádio.

No draft de 1977, os Seahawks acabaram trocando seu pick de primeiro round com os Dallas Cowboys, em troca do pick de primeira e Terceira rodada dos Cowboys. Se com Largent Seattle conseguiu um “steal”, nesse caso acabaram se dando mal, já que Dallas usou o pick para draftar o excelente RB Tony Dorsett.

A temporada de 1977 começou com quatro derrotas seguidas antes que Tampa Bay viesse para a cidade. Os Seahawks ganharam o “Bowl das expansões II” por 30-23. Duas semanas depois, o ponto alto da temporada veio em 30 de outubro, quando o QB Jim Zorn voltou após perder 4 jogos lesionado e arremessou 4 passes para TD em uma vitória de 56-17 sobre o Buffalo Bills no Kingdome. Os Seahawks terminaram 1977 com um recorde de 5-9, estabelecendo o então recorde de vitórias para uma franquia em seu segundo ano.

Em 1978, os Seahawks conseguiram sua primeira temporada com um recorde positivo de vitórias, uma vez que o WR Steve Largent terminou em segundo na NFL com 1.168 jardas recebidas, Jack Patera foi nomeado o técnico da NFL do ano e Jim Zorn foi escolhido como jogador do ano da AFC. Os pontos altos da temporada incluíram se tornar o primeiro time desde 1965 a vencer duas vezes os Raiders (vitória de 27-7 em casa e de 17-16 em Oakland).

Em 1979, os Seahawks atraíram a atenção do país ao se apresentar pela primeira vez no Monday Night Football, em 29 de outubro. Após estar perdendo por 14-0 para o Atlanta Falcons, Seattle conseguiu virar e vencer por 31-28. Um passe após um field goal fingido por Zorn para o kicker Efren Herrera levou o narrador Howard Cosell a exclamar “os Seahawks estão dando uma lição à nação sobre football de entretenimento.” O bom momento durou pouco, já que na semana seguinte os Seahawks estabeleceram o recorde da NFL de menor ataque total em um jogo, com menos 7 jardas em uma derrota de 24-0 para o Los Angeles Rams no Kingdome. O time se recuperou do vexame e venceu 5 dos últimos 6 jogos, incluindo uma vitória de 30-7 sobre o New York Jets, para terminar a temporada em 9-7.

7 comentários:

Unknown disse...

Interessante esse texto, falando de recordes e um poco da nossa história..

Mas não entendi o porqe dos anos de cinderela henriqe..

Se pudesse me explicar obrigado..

Acompanho seu blog dia-a-dia, estou esperando a explicação da west coast offense ainda. hehehe

Abraço.!

Unknown disse...

Danilo, digo o mesmo!
Tirou as palavras da minha mão (hehe)

Henrique, seu trabalho tá cada vez melhor!! Melhor blog de time que tá tendo!!
Temos que divulgar mais...

Abraços!

Unknown disse...

Parabéns, Henrique!

Nossa comunidade é pequena mas extramamente fiel ao Seahawks!

Abraço!

Unknown disse...

A propósito, o logo do Seattle antes era muito esquisito..rsrs

Parecia um passaro quase morto...rs

Prefiro o atual!

Sido

Henrique Lisboa disse...

Valeu, pessoal! O trabalho voltou com tudo essa semana, então foi difícil postar tudo o que pretendia. Vou tentar compensar hoje e amanhã!

Danilo, o "cinderela" pra qualificar os primeiros anos do time é usado porque se tratava de uma franquia que estava apenas comçando, mas conseguiu certo sucesso rápido, chamando atenção da NFL com Largent e Zorn. E logo "virou abóbora" como veremos a semana que vem...

Unknown disse...

Ah Henrique. agora acabei entendendo..

Haha,boa comparaçao..

Como ja foi falado anteriormente,podemos ser poucos,mas sempre estamos aqi lendo o qe voce escreve qe é sempre coisas de boa qualidade.!

Parabens

Thiéres disse...

Grande blog, Henrique.

Aqui, pode contar comigo no que precisar no Blog. Se tu quiser, me passar textos para eu traduzir eu faço. Acho que você sozinho fica ruim. Conte comigo.

Grande abraço.

LET'S GO SEAHAWKS!