quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

West Coast Offense: breve explicação


Como prometido, segue abaixo uma breve explicação sobre a West Coast Offense, sistema de ataque utilizado pelo Seattle Seahawks:

O termo “West Coast Offense” (“Ataque da Costa Oeste”) foi cunhado em 1993 por Bernie Kosar. Originalmente, o termo se referia ao sistema de “Air Coryell”, usado por dois times da costa oeste dos EUAs no início dos anos 70, o San Diego Charges e o Oakland Raiders. Entretanto, nos anos 80 o termo acabou sendo empregado para definir o sistema de ataque que Bill Walsh usava no San Francisco 49ers.

A “West Coast Offense” é mais uma filosofia de ataque que um conjunto de jogadas ou formações específicas. Tradicionalmente, os especialistas em ataque do football entendem que um time deve primeiro estabelecer o jogo corrido, o que fará com que a defesa se aproxime da linha de scrimmage, para então permitir ao quarterback lançar passes longos em direção à endzone (N.T.: para entender melhor, repare como são construídos os drives de times como o Dallas Cowboys ou o Indianápolis Colts).

O sistema da West Coast Offense criado por Bill Walsh, e implantado por Mike Holmgren tanto no Green Bay Packers quanto no Seattle Seahawks, porém, difere do ataque tradicional ao enfatizar um ataque de passes curtos e “horizontais” (ou seja, com 5, 10 jardas), tendo por objetivo “alongar”as defesas adversárias, para abrir rotas de corrida. A West Coast Offense exige que os recebedores corram rotas precisas e estejam em perfeita sintonia com o quarterback, jogadas que representam entre 65% e 80% do esquema ofensivo. Após as defesas terem sido alongadas, estando concentradas em defender os passes curtos, o ataque está então livre para focar as demais jogadas em passes mais longos (mais de 14 jardas) e médias para longas corridas.

Para entender a West Coast Offense, basta prestar atenção em como joga o ataque dos Seahawks. Veja como Hasselbeck dificilmente lança passes longos, preferindo conectar passes curtos e rápidos, com poucos “dropbacks” (ou seja, passos para traz). Confira exemplo no link: http://www.nfl.com/videos?videoId=09000d5d804f2f59

Para maiores informações, consulte os seguintes links:

http://en.wikipedia.org/wiki/West_Coast_offense

http://www.slideshare.net/Redout/west-coast-offense-42680/

Um comentário:

Unknown disse...

Eu já tinha percebido isso...

Só não sabia o nome. hehehe.

Mas bela explicação.!Parabens..