domingo, 27 de abril de 2008

Análise Completa do Draft dos Seahawks

Acabados os 7 rounds do draft de 2008, já é possível fazer uma análise dos jogadores escolhidos pelos Seahawks. Começo dando minha nota ao draft do time: na minha opinião, Tim Ruskell merece uma nota 8 - draft muito bom, mas não espetacular.


Ruskell e os Seahawks fizeram algumas escolhas, principalmente as duas primeiras, que surpreenderam os "especialistas". Mas é preciso entender a filosofia do time no draft: os Seahawks não olham apenas para os números do combine, pra quão rápido o cara corre as 40 jardas, ou quantas repetições ele consegue no levantamento de peso. Cada jogador escolhido pelo time foi intensamente estudado, passou por entrevistas com os técnicos, seu histórico familiar e na faculdade foi pesquisado. Os Seahawks querem jogadores que tenham potencial atlético, mas também tenham caráter e gostem de trabalhar duro, que venham de faculdades de ponta, e tenham sido constantes durante sua carreira. E esse é um dos motivos que dá orgulho torcer por este time.


Agora, as escolhas, round a round:

1º Round: DE Lawrence Jackson, USC


No primeiro round os Seahawks trocaram sua escolha de número 25 com o Dallas Cowboys pela escolha de número 28, mais picks no 5º e 7º round. Excelente manobra, conseguimos o cara que a diretoria queria e mais alguns picks no draft. Quando chegou ao 28º pick, eu torci para que o time fizesse mais um trade down, mas não foi possível. Chocando boa parte dos especialistas, o time escolheu o DE Lawrence Jackson, da USC.

Eu confesso que fiquei um pouco surpreso e até "decepcionado" com a escolha. Não tinha ouvido falar nada sobre Jackson, mas quanto mais li sobre ele depois, mais gostei da escolha. Jackson vem da USC, a Universidade que mais gera talentos para NFL. Ele foi vizinho de Lofa Tatupu (também aluno da USC) durante boa parte da faculdade. É bastante forte e muito inteligente, capaz de defender contra a corrida e de promover o pass rush.

DE não era uma necessidade clara do time, mas Lo-Jack (como ele gosta de ser chamado) irá adicionar profundidade à posição, rodando durante os jogos com Kerney e Tapp. Kerney ficará saudável por mais tempo, e nós poderemos por mais pressão sobre o QB adversário, imitando assim a estratégia que garantiu o Super Bowl aos Giants.

2º Round - TE John Carlson, Notre Dame


No início do segundo round, os Seahawks fizeram uma troca com o Baltimore Ravens para poder escolher o TE favorito de Mike Holmgren, John Carlson. Em troca da 8º escolha do 2º round, os Seahawks deram sua escolha no 2º mais a escolha no 3º round. Foi preço bem caro a pagar por Carlson, já que o jogador poderia estar disponível na nossa escolha original, mas Ruskell não quis arriscar.

Considere Carlson como o presente de despedida para Mike Holmgren. Excelente caráter, Carlson é o TE melhor preparado para NFL, sendo eficaz tanto no bloqueio quanto recebendo passes. Carlson não será uma grande ameaça recebendo passes, mas pode esperar boa produção do jogador, que era o alvo favorito de Brady Quinn em Notre Dame. A posição de TE, importante na West Coast Offense de Holmgren, finalmente é consolidada.

3º Round - trocada com os Ravens


4º Round - DT Red Bryant, Texas A&M

Minha escolha favorita do draft inteiro. Bryant no 4º round foi um "steal" incrível, já que o jogador tem talento para ter saído no 2º round. Red Bryant é gigantesco, e um monstro na defesa contra corrida, justamente o que a defesa dos Seahawks mais precisava. É um cara bastante simples e com uma ética de trabalho excelente, tendo sido capitão da defesa desde seu ano como calouro. É tão grande que consegue conter dois bloqueadores de uma só vez, liberando nossos LBs para atacar o QB adversário. Com a adição de Lo-Jack e Red Bryant, a linha defensiva dos Seahawks vai ser uma das mais dominantes da liga, tornando nossa defesa como um todo ainda melhor.

5º Round - FB Owen Schmitt, West Virginia

Eu fiquei um pouco "puto" com essa escolha, a princípio. Tinha certeza absoluta que os Seahawks escolheriam o OT Carl Nicks, que estava dando sopa de forma incrível no 5º round (vários mock drafts o tinham como jogador para 1º round). Em vez disso o time escolheu um fullback, posição que pra mim não fazia o menor sentido, e ver os Saints escolherem Nicks no pick seguinte não foi nada agradável. Mas depois de ler um pouco sobre Owen Schmitt, o melhor FB do draft, podem ter certeza de uma coisa, esse cara vai ser ídolo da torcida desde o primeiro dia!

Schmitt é um FB gigantesco e extremamente forte no bloqueio - conseguiu quebrar 11 de suas facemasks (aquelas grade de ferro que protege o rosto do jogador) na faculdade em razão da intensidade com que bloqueia os adversários. Entre no youtube e digite o nome do rapaz para ver do que estou falando. Ele adora bloquear e é o tipo de FB que transforma o jogo corrido de um time. Vai ter um grande impacto imediato no special team, e não me surpreenderia que virasse titular até o final da temporada. Leonard Weaver vai ter que melhorar muito como bloqueador para continuar no time. Pra falar a verdade, eu não me importaria nada que Weaver fosse trocado, Owen Schmitt, com seu penteado moicano, é o verdadeiro substituto de Mack Strong!

6º Round - LS Tyler Schmitt, San Diego State

Long-snappers (jogadores responsáveis por colocar a bola em movimento em punts e field goals) normalmente não são draftados. Mas os Seahawks resolveram usar seu pick no 6º round para nunca mais ter que se preocupar com snaps, jogada que foi problemática para o time na última temporada. Tyler Schmitt nunca errou um único snap sequer em quatro anos na faculdade, e consegue lançar a bola até o holder em 0.53 segundos (qualquer coisa abaixo de 0.60 segundos é considerada fenomenal). É atlético o suficiente para dar tackles no special team. Os Seahawks nunca mais perderão um field goal em razão de problemas no snap!

7º Round - RB Justin Forsett, Cal

Justin Forsett é um RB pequeno, mas bastante rápido. Algum especialistas o comparam a Maurice Jones-Drew (o RB baixinho do Jaguars), o que é um pouco de exagero, mas Forsett deve ser usado bastante como retornador (uma vez que Nate Burleson será bem mais importante como WR). Forsett é "magro" demais para ser usado como RB principal, poirs não aguentaria apanhar em todos os downs, mas pode ser uma arma perigosa entre um down e outro. Maurice Morris está virtualmente fora do time - espero que consigam uma escolha no draft do ano que vem por ele.

7º round - K Brandon Coutu


Coutu era considerado por muitos o melhor kicker do draft. Os Seahawks já conheciam o jogador e já o haviam avisado que iriam draftá-lo. Coutu é bastante preciso e tem uma perna forte, mas teve algumas contusões que o prejudicaram no último ano de faculdade. Se estiver plenamente recuperado, já é favorito para vencer a competição de Olindo Mare no training camp e se tornar o substituto de Josh Brown.

Como disse no início, eu considero o draft do time nota oito. Supriu as maiores necessidades e trouxe profundidade para várias posições. O que mais me agrada nas escolhas dos Seahawks é que eles não fizeram como muito dos outros times, escolhendo jogadores a esmo de acordo com a opinião dos "especialistas". Tim Ruskell sabia exatamente quem queria, e cada um deles acrescentará algo ao time de imediato.

Como eu imaginava, o time não escolheu nenhum WR. Não só a diretoria confia nos jovens que já temos, como as escolhas no draft deixam ainda mais claro que o ataque terá uma ênfase bem maior no jogo corrido esse ano, tirando muita da pressão de Matt Hasselbeck. A única coisa que me preocupa é que o time não escolheu um único jogador de linha ofensiva no draft. Parece que a diretoria tem grande expectativa no trabalho que Mike Solari fará como técnico da linha ofensiva, acreditando que ele será capaz de melhorar o ponto fraco do time o ano passado. Pode ser que um OL seja contratado depois entre os não draftados, assim como um LB.

Eu considero os Seahawks favoritos para vencer a NFC West pelo quinto ano consecutivo, e um possível candidato ao Super Bowl.

O que achou do draft do time?

5 comentários:

Unknown disse...

Henrique, o que dizer?
Simplesmente excelente sua analise! E tudo que você dizia foi do mesmo jeito que eu senti! Até os momentos que me deram raiva e foram diminuindo a medida que lia mais sobre os jogadores! Nota B pro draft e nota 11 pro seu post! Fenomenal!!!

Unknown disse...

Eu gostei, mas os ultimos picks foram meio ruins... draftar um LS no 6 round, na frente do Kicker, a troca do segundo round foi pessima, podia ter negociado mais, perder o 3 round nao foi legal.

Uma pergunta: Seria loucura botar o Schmitt de OT, pq ele eh forte no block, alto e com boa visao, se treinasse ele... sei nao, no lugar do W Jones eim?

Gostei mt do DT q pegaram, e apesar de gostar do Tapp acho q esse DE deve ser um bom reforso ou substituto dele

Gabriel disse...

Gostei muito de terem Draftado o Red Bryant, vai cair como uma luva na nossa linha de ataque ainda mais depois do problema do Bernard

Unknown disse...

Felipe, talvez o Holmgren coloque o Weaver de TE ja que ele jogou nessa posiçao varios jogos de college.

Quanto ao draft eu tambem tive praticamente os mesmo sentimentos que os seus. Só nao entendi o pq de escolher o Forsett se o motivo for return kick. Mesmo que o Burleson jogue apenas de WR, nao teve o Josh Wilson que draftaram ano passado que era otimo como retornador na faculdade?

Unknown disse...

Dei uma olhada no 6 roound, dava para ter pego o Mike Hart, RB, Michigan ou Haruki Nakamura, S, Cincinnati, dois caras q tiveram bons desenpenhos, o Hart tem problemas de contusoes e o Nakamura dizem ser bem rapido, e depois pegava o LS fora do draft ou na setima rodada e esquecia do Forsett