quinta-feira, 10 de abril de 2008

Draft

Tenho lido bastante sobre o draft, principalmente sobre as possibilidades de escolha dos Seahawks. Vou analisar abaixo as necessidades do time e fazer um resumo de tudo que li, colocando um pouco da minha visão pessoal:

Necessidades:

O time tem apenas uma necessidade clara: tight end. Um TE certamente será draftado pelo time. E isso é ótimo, pois diferentemente dos outros times os Seahawks estão em posição de escolher o BPA ("Best Player Avaiable", melhor jogador disponível) em cada um dos seus picks, independente da posição. As posições em que o time adoraria ter mais profundidade são:

Ataque

LT: Walter Jones está com 34 anos e vem de cirurgias em seus dois ombros. Ainda deve ser produtivo por mais alguns anos, mas seria a hora dos Seahawks pensarem em encontrar seu substituto, em especial num ano em que a classe de OT de qualidade é tão vasta. Aposto que Seattle encontra o substituto de Jones esse ano, talvez no 1º/2º rounds.

OG: com a contratação de Mike Wahle, a posição de guard parece consolidada. Entretanto, se for possível encontrar um calouro com grande potencial, isso ajudaria bastante o jogo corrido do time. Acho que o time só escolhe um OG se o cara for o BPA.

C: o único center de ofício do time é Chris Spencer. Seu backup é o OG Chris Gray, que pode se aposentar esse ano. Sendo assim, o time deve procurar um C para a reserva de Spencer, mas provavelmente um rookie não draftado.

RB: Julius Jones e T.J. Duckett (Moris? Shaun?) são soluções de curto prazo para o jogo corrido do time. A classe de RBs desse ano é também bastante vasta, e acredito que o time deve escolher um corredor, provavelmente nos últimos rounds (a não ser que ele seja o BPA). Com o novo esquema de bloqueio que a linha ofensiva deve adotar esse ano (bloqueio por zona, o mesmo usado pelo Denver Broncos) não vai importar tanto quem estiver carregando a bola, mas eu não reclamaria nem um pouco se Jonathan Stewart caísse no nosso colo... (mais sobre isso abaixo).

QB: Hasselbeck fará 33 anos e ainda deve ter mais uns 3 ou 4 anos pela frente como nosso QB. Porém, o time precisa começar a planejar sua substituição, já que Seneca Walace e Charlie Frye não parecem dar conta do recado... Não se supreenda se o time escolher um QB se ele for o BPA, ainda que no 1º round! (mais sobre isso abaixo).

Defesa

DE: Patrick Kerney arrasou o ano passado. Darril Tapp também não fez feio. Entretanto, os dois são "pequenos" para a posição (segundo o padrão da NFL) e não são tão efetivos para conter a corrida como são no pass rush. O time tem reservas decentes na posição, então espere um DE só se ele for o BPA.

DT: o time perdeu Chuck Darby e Ellis Wyns, mas ainda tem Brendon Mebane (o rookie que jogou muito bem o ano passado), Rocky Bernard e Marcus Tubbs, escolhido no primeiro round de 2004 e que volta depois de cirurgia nos dois joelhos. Se Tubbs estiver saudável, Seattle pode ter uma das melhores linhas defensivas da NFL. Um DT deve ser alvo do time, porém, já que se costuma fazer uma rotação entre os jogadores dessa posição durante os jogos para não cansá-los, e profundidade é necessária para tanto.

LB: os Seahawks tem, claramente, um dos melhores trios de LBs da NFL. O time precisa, entretanto, de profundidade na posição, especialmente para o special team. Não vejo o time gastando um pick num LB, o cara deve ser um rookie não draftado.

S: Brian Russell e Deon Grant jogaram bem o ano passado, mas são veteranos, e o time deve começar a pensar em substitutos. Um S deve certamente ser escolhido em abril. Não se supreenda se o melhor safety do draft,
Kenny Phillips, for escolhido no primeiro round.

Special Team

K: Olindo Mare com certeza terá competição para saber quem será o substituto de Josh Brown. Não acho, porém, que o time gastará um pick (temos só 6), mesmo que no último round, em um kicker. O time deve trazer uns dois rookies não draftados para o traininig camp.

LS: a posição deu muita dor de cabeça ao time o ano passado, causando o erro de vários field goals. É preciso encontrar uma solução de longo prazo, provavelmente alguém não draftado.

Draft

Vou começar falando quem o time NÃO vai escolher em abril (o que contraria uns 99% dos mock drafts da rede).

Os Seahawks não vão escolher o DT Kentwan Balmer: Balmer, apesar de bastante atlético, não se enquadra no perfil de DT que o time precisa (o time usa o DT de "três técnicas" - ainda não entendi o que isso significa...). Além disso, tem problemas de caráter fora de campo e foi bastante inconstante durante sua carreira na faculdade. Definitivamente, não é o tipo de jogador que o presidente do time, Tim Ruskell, prefere. O DT Trevor Laws, cotado para sair no segundo round, seria uma opção bem melhor para o time na posição.

Os Seahawks não vão escolher o TE Dustin Keller: Keller tem potencial para ser um excelente recebedor, mas simplesmente não sabe bloquear. Ele não se enquadra na West Coast Offense utilizada pelo time, e é "baixo" para o padrão dos TEs da NFL. Há outras opções melhores para o time, como o TE John Carlson, ou mesmo Fred Davis.

Os Seahawks não vão escolher um WR: vcs devem ter percebido que eu não coloquei WR como uma posição em que o time precise de jogadores. A não renovação de D.J. Hackett, mesmo por um preço baixo, mostra claramente que o time pretende dar espaço para seu jovem grupo de WRs (Obomanu, Taylor, Payne e Kent). Se isso é um boa escolha, só a temporada dirá, mas acredito que o time não irá de WR a não ser que ele seja, de longe, o BPA.

Agora as opções do time no primeiro round:

1ª Opção: se qualquer um desses jogadores estiverem disponíveis no 25º pick, não tenha dúvida, Seattle os escolherá com um sorriso largo nos lábios: OT Ryan Clady, OT Chris Willians, OG Branden Albert e RB Jonathan Stewart. Porém, essa probabilidade é bem pequena (ainda que haja notícias de que Stewart possa cair bastante no draft, não acho que ele passe do Dallas Cowboys no 22º pick). Se um jogador reputado com uma escolha TOP 15, por algum motivo, estiver disponível, o time leverá sem pensar na posição (lembrem-se, a filosofia é do BPA).

2ª Opção: trade up para poder escolher um dos jogadores citados acima. Sem chance! O time tem apenas 6 escolhas no draft, e não tem grandes necessidades. Sendo assim, para que queimar escolha numa troca com outro time se podemos escolher o BPA na nossa vez?

3ª Opção: trade down com o Atlanta Falcons (ou qualquer outro time, mas os Falcons parecem ser o mais provável). Esse é o meu cenário favorito! Os Falcons tem 3 escolhas no início do 2º round e estariam mais do que dispostos a dar duas (ou até as 3, por que não? rs) em troca do nosso pick no 1º round se o QB Brian Brohm ainda estiver disponível. Para tanto, nem Miami nem Atlanta podem ter escolhido o QB Matt Ryan com seus first picks (o que acho pouco provável que aconteça). Atlanta faria o trade up com os Seahawks para evitar que Miami o escolha primeiro. Para nós, seria fantástico, já que conseguiriamos pelo menos uns dois jogadores bons no início do 2º round (praticamente do mesmo nível do que poderíamos ter escolhido no 1º) e ainda teríamos a nossa escolha do 2º round. Para um time com apenas 6 escolhas, perfeito!

Outra opção, se Brohm estiver disponível e os Falcons não mostrarem interesse, seria o próprio Seahawks escolhê-lo. Brohm era até o ano passado reputado como o melhor QB da classe de 2008, mas acabou cainda um pouco em razão de contusões. Seria um fantástico futuro substituto de Hasselbeck!

É simplesmente impossível prever os picks do nosso time em abril, em razão da filosofia do BPA, que depende do movimento que os outros times fizerem antes. Mas espero que esse post sirva como um bom guia para o draft!

Quais são seus favoritos para o draft dos Seahawks?

6 comentários:

Anônimo disse...

Baltuz,

adoraria ver o jonathan stewart no nosso seattle, axo q seria um dos grandes RBs da liga em poko tempo, mas axo tbm q um TE eh essencial no round 2!!!

abrasss

Unknown disse...

Já li esse texto lá no fórume reintero.

TEXTOS OTIMOS COMO SEMPRE

Continua assim Henrique,e passa lá no fórum pra gente dar uma discutida mais vezes.!

Abraço.!

Unknown disse...

Discordo quase em tudo que você falou.
Acho sim que o trade up deve acontecer (principalmente se for pra pegar o Branden Albert). WR deve sim ser selecionado logo no início(um WR alto e forte, coisa que não temos. Mais conhecido como possession reciever). TE o Seahawks pode escolehr o Keller, tamanho não importa para um cara que sai mais de 1 metro do chão(e como blocker temo o Putzier e o Heller). Agora o trade down com o Falcons também é um cenário que pode acontecer. entre outras coisas que eu gostei e me fizeram pensar mais...
hehe

Henrique, você é fera cara!!! hehehe Abraços

Henrique Lisboa disse...

João, as informações sobre o Balmer e o Keller eu tirei desse site: http://www.fieldgulls.com/ É muito bom, vou acrescentar à lista de links.

Unknown disse...

Se fizesse essa troca pra pegar mais dois no comeco do segundo round ia ser mt bom, pegava um DT grandao um TE mt foda e ainda pegava o Stewart, q eu acho q nao sai no 1 round. Se ficar com o 25 pick e pegar o QB tb ia ser mt massa, ele ia aprender com o Hass e ai eram mais 10 anos de Qb descente. Se pegar Stewart ou o Brohn eu ia ficar mt satisfeito.

Anônimo disse...

Mandou muito cara. Concordo muito com o que vc falou, principalmente sobre não escolher o Balmer. Seattle tem ótimos DT, e o Tubbs saiu no primeiro round ha pouco tempo, não sei de onde tiram essa idéia que o Balmer vai pra Seattle.